terça-feira, 1 de novembro de 2011

Despedida ao Pai Santana!
        Nem sei como começar esta matéria, sinceramente não encontro palavras para fala de um homem que deu a vida pelo nosso time. Eduardo Santana, mais conhecido como Pai Santana dedicou mais de 50 anos totalmente ao Vasco, começou como lutador de boxe em 1946, quando o Vasco era uma das maiores referências do país na modalidade, depois começou como massagista do club na era do Expresso da Vitória, cuidou de atletas como Roberto Dinamite, atual presidente do club.
      Tendo passado tanto tempo dentro de São Januário, Pai Santana viu de perto todos aqueles craques e esses o devotavam com um enorme respeito, a ponto de que quando uma grave enfermidade atingiu esse patrimônio vascaíno na década de 90, os jogadores saíam de São Januário para visitá-lo no hospital. No tratamento dos jogadores, um mantra criado por esse ícone era repetido por eles na enfermaria: “Deus é vida, Vasco é amor, Pai Santana cura a minha dor”.
           No final de sua carreira no Vasco, Pai Santana imortalizou um gesto que executava toda vez que o time entrava em campo: ele desenrolava uma bandeira vascaína, a posicionava cuidadosamente no chão e ajoelhado a beijava. Era a senha para a torcida gritar seu nome. Em 2006 um derrame o afastou de São Januário, mas ele permanece como funcionário do clube, Uma homenagem mais do que justo a aquele que um dia disse a seguinte frase: "Se quando eu encontrar com Deus, ele me disser que é o maior vascaíno de todos, o pau vai cantar lá em cima”.


          Roberto Dinamite, muitas vezes cuidado por Pai Santana, esteve na Capela de Nossa Senhora das Vitórias, e despediu-se de uma das figuras mais ilustre do Vasco, declarando: 
         - Santana era um cara que conseguiu cativar a todos, conquistou muitos amigos e nunca vi falarem mal dele. Isso é o que vale. Ele se eternizou como o massagista mais conhecido, independentemente do clube. Foi muito importante para todos, se dedicava e sempre estava ao meu lado nos momentos mais difíceis.


        Dinamite também falou que o Vasco usará uma tarja preta no escudo durante os próximos jogos e que não planeja outra homenagem, afinal nada será de grande valia, visto o feito dele pelo time.
          Pai Santana ficará eternamente marcado em nossa memória e no nosso coração torcedor fiel, e hoje ao chorarmos pela perda deste ilustre vascaíno, cuja a lealdade jamais foi e será questionada! Descanse em paz Pai Santana, e continue olhando por nós e pelo Vasco !

Nenhum comentário:

Postar um comentário