terça-feira, 30 de agosto de 2011


O futuro de Ricardo Gomes está traçado

Caríssimo Ricardo Gomes, anote em sua agenda: em 4 de dezembro, nove dias antes do seu 47º e mais festejado aniversário, você será campeão brasileiro. Logo após a épica partida contra o Flamengo, ainda enxugando as lágrimas nas mangas de sua camisa preta, você receberá o mais longo, envolvente e inesquecível dos tantos abraços que Carol e Diego já te deram na vida. Um a um, os jogadores repetirão a coreografia e você se enxergará refletido nos olhos vermelhos de cada um deles. E, então, em um gesto talvez sem precedentes na história do futebol, Juninho te chamará ao centro do campo (“s’il vous plâit, monsieur”) e você será o primeiro treinador a erguer uma taça no lugar do capitão do time.
A partir de agora, Ricardo, o futuro está escrito. Durante 19 rodadas, três mágicos meses, uma força descomunal tomará conta de seus jogadores. Absolutamente possuídos, todos serão mais do que são. Cada um será mais do que um. E o velho lugar comum terá de ser repensado. Futebol passará a ser 11 contra 22. Nunca um time correrá tanto, se entregará tanto e vencerá tanto por seu treinador.
Incrédulos, todos se perguntarão como, de que forma, por quê? Não haverá respostas, apenas fatos. Jogo após jogo, a história ocorrerá da mesma maneira. Será mais ou menos assim. Fernando Prass enlouquecerá os atacantes como Jaguaré, saltará como Barbosa, sairá do gol como Andrada, abrirá os braços como Acácio e se colocará como Carlos Germano. Fagner será impetuoso como Paulinho de Almeida, vigoroso como Orlando Lelé, certeiro nos cruzamentos como Paulo Roberto. Dedé, além de Dedé, incorporará Augusto, Bellini, Brito, Mauro Galvão. Renato Silva será o zagueiro-zagueiro, sempre presente nas maiores conquistas do clube, como Miguel, Moisés, Abel e Odvan. Julinho ganhará farda, quepe e nova patente e passará a atender pelo nome de Coronel. Jumar fará no meio e na lateral o que Mazinho fazia na lateral e no meio.

Rômulo ora desarmará e sairá jogando com a classe de Eli, ora será um operário-padrão, daqueles que merecem foto todo mês na parede da firma, como Alcir Portela. Eduardo Costa, acreditem nos poderes da alquimia, desfilará pelo meio-campo tal qual o Príncipe Danilo e dará carrinhos como Luisinho. Bernardo beberá da fonte de Fausto, Friaça, Lelé, Isaías, Geovani, Tita e Pedrinho. A Diego Souza bastará vestir a 10, camisa que, se espremida, dá hectolitros de gols.

Éder Luis será um pouco Maneca, um pouco Ipojucan, cem gramas de Chico, uma pitada de Almir, uma xícara de Jorginho Carvoeiro, uma dose de Mauricinho, um punhado de Bebeto, um frasco de Edmundo e duas rodelas de Euller. Nem precisará levar sal.

Alecsandro e Elton – quem viver verá – chutarão como Vavá, gingarão como Ademir Menezes, explodirão feito Dinamite, descobrirão a quina da pequena área tal qual Romário e terão a estrela de Sorato.

E Felipe e Juninho? Bastará que sejam Felipe e Juninho.

E assim será. Por 19 rodadas. Por três mágicos meses. Um por todos e todos por Ricardo Gomes.

E, então, no dia 4 de dezembro, meus amigos, acontecerá a grande catarse, o inexplicável, o sobre-humano. A cidade será tomada por uma ofegante epidemia. O Vasco conquistará o título em cima de seu maior rival, em um jogo para sempre. E Ricardo Gomes – o garoto das peladas no Portão 18 do Maracanã, o zagueiro de fraque e cartola, uma das melhores índoles que já passaram pelo futebol brasileiro, o treinador que pegou um time destroçado, juntou seus cacos e deu ao torcedor vascaíno habeas corpus para o grito encarcerado na garganta há oito anos – enxugará suas lágrimas nas mangas da camisa preta, receberá o mais longo, envolvente e inesquecível abraço de Carol e Diego e, por alguns instantes, mergulhará em um profundo e aconchegante silêncio, que só será quebrado pela voz de seu capitão: “S’il vous plâit, monsieur”.

Autor: Claudio Fernandez
Força Chefe ! 

Sabemos que nós seres humanos estamos submetidos a todo tipo de doença, mas ninguém deseja que isso ocorra com uma pessoa próxima e para nós Ricardo Gomes é considerado muito próximo ! O professor é uma pessoa que aprendemos a admirar, quando ninguém acreditou em nós, você veio e trabalhou de pouquinho em pouquinho e nos fez campeão, e agora chegou a hora de nós mostramos que somos realmente uma família e orarmos por ti!
Creio que Deus vai agir em teu favor, creio na sua recuperação, você vai voltar a fazer o que mais gosta que provavelmente é estar com a família e trabalhar no Vasco, que é aonde todos foram conquistados pelo teu caráter, pela tua determinação ... A um bom teempo não havia um treinador que mexesse tanto com o nosso coração, e este triste episódio nos fez mostrar que realmente você não é mais um ... Estamos contigo CHEFE ! 


Porque Ser Vasco da Gama ?! 

Eu poderia torcer pro flamengo, e ser mais um na multidão ... Mas a vida sempre me mostrou que quantidade não significa qualidade, e que uma vitória sem mérito é pior que a derrota !
Eu poderia torcer pro botafogo. Mas um time com poucos títulos e sem história pra contar não iria me agradar! 
Eu poderia torcer pro fluminense e ficar gritando "young flu" por aí e ser mais um dos poucos torcedores no meio da torcida que se dizem "ser elite" ... Mas a terceira divisão era muito pra mim ! 
E ainda eu poderia NÃO torcer pro Vasco ... Mas minha vida não seria a mesma, não teria passado por momentos mágicos de alegrias e tristezas, não teria tido orgulho na maioria das vezes ... Afinal o amor se prova nas tristezas também !
E assim nasceu o meu amor pelo Club de Regatas Vasco da Gama !

Maay Aveiro 
Amor maior

Não sei como explicar este sentimento, é maior do que eu ... Eu conto os dias pra te ver, estou ao teu lado aonde quer que você vá. No ano em que fomos ao inferno (2009), nos reerguemos e retornamos mais fortes do que nunca, voltamos para onde nunca deveríamos ter saído nunca. Tu és grandioso, campeão de terra e mar, voltamos a conquistar vitórias, voltaremos aos campeonatos ..
Independente de todas as batalhas que temos travado, nós vencemos a guerra, tua torcida provou que o nosso amor é maior, que estaremos ao teu lado independente da circunstância, nós te amamos e sempre iremos te amar, pois este amor é imensurável, a Cruz de Malta nos selecionou em meio a multidão e hoje estamos aqui pra demonstrar como é grande o nosso amor por você ! 
Este sentimento a cada dia fica mais forte e me traz mais orgulho. A cadaa dia de jogo vem à tona emoções indescritíveis, que só quem sente pode entender como é bom ser vascaíno, sentir a alegria no ar! Vivo em função dele, não consigo imaginar como seria a minha vida sem ele! É um amor que domina meu peito e conforta em todos os momentos ... Que não nos deixa sozinho ... Pois sempre haverá alguém ao teu lado que é vascaíno e compreende o teu amor ! 
A cada dia mais demonstramos a nossa força literalmente e assim estamos voltando ao lugar que é nosso por direiito .. o lugar dos vencedores ... Descobri uma força que vai além de todos os limites e ultrapassa todas as barreiras impostas.
Está nítido que a nossa história tem um início de muitas lutas, um meio de conquistas mas nunca haverá um fim! Temos em nosso DNA características de vencedores, que nunca fogem de uma batalha ... Guerreamos até o fim! E sim nós somos fiel e não te abandonaremos em nenhum momento, afinal o nosso amor é IMORTAL ! 
A oposição está indignada  com nossas vitórias, nossas conquistas .. enfim com o nosso apogeu ! Mas o que podemos fazer ? TIME GRANDE causa GRANDES EFEITOS ... Afinal, somos o GIGANTE DA COLINA, campeões, não nascemos ao acaso.. Temos uma origem, uma história, de muitas lutas e consequentemente muitas vitórias !! Somos um time de origem humilde, mas com uma predestinação a ser eternamente vencedores em todas as gerações !! 

Esse sentimento nunca irá morrer ! 


Maay Aveiro 

Porquee eu te escolhii ?! 

Eu poderia ser flamenguista, mas me ensinaram que quantidade não é qualidade .. 
Eu poderia ser tricolor mas .. gosto de ter meu próprio estádio e não passo ninguém pra trás ..
Eu poderia ser botafoguense mas eu gosto de ver SÃO JANUÁRIO lotado ..
Enfim, eu poderia não ser Vascaíno.. 
Mas o que seria de mim sem a Cruz de Malta estampada na camisa, sem essa paixão?
É dificil explicar esse amor pelo Vasco. Só sei que invade minha alma e ganha todo o meu coração. Se você não é vascaíno, você nunca entenderá o que motiva milhões de pessoas a torcerem até o último minuto pela mesma razão, a vitória ! Muitos pensam que escolhi ser Vasco .. Mas bem .. vocês todos estão enganados .. EU FUI ESCOLHIDA !
E ah .. me lembrei que teu nome é Clube de Regatas Vasco da Gama, e tudo que tu tens foi CONQUISTADO e não oferecido. O dia em que tiverem a história do Vasco, a tradição, a garra e a paixão da torcida, talvez, quem sabe .. eu aceitarei desaforo de cabeça baixa. 
 


 O verdadeiro sentimento 

Só quem ama o futebol, consegue entender este sentimento, que é maior que tudo ... Capaz de unir e desunir famílias, formar amigo e inimigos, capaz de fazer homens chorarem, formar famílias ... 
É um amor inexplicável que faz as pessoas realmente serem o que são, sem ter que se esconder, para alguns fanatismo, para outros doença, para nós: AMOR !
Sentimento predominante no coração do vascaíno, que independentemente do local, da hora e do dia sempre está com o seu manto, demonstrando seu orgulho, a única coisa que faz ir do céu ao inferno sem precedentes.
Pode até parecer loucura, mas abandonamos sim tudo pelo nosso amor, estaremos com ele aonde ele for, seja aqui no Brasil ou no exterior, o nosso coração está com ele.
Mesmo que eu morra, te levarei dentro do peito comigo será reconfortante ter você , pois se jogares no inferno lá estarei, se fores ao céu também estarei, os teus guerreiros jamais te deixaram, carregaremos a nossa cruz até os confins da Terra ...

Maay Aveiro

Ser VASCO .... 

"Ser Vasco  é ser intrépido tanto quanto leal. É ter o sentido da história do Brasil a fundir povos e raças sem preconceito. É ser navegante da esperança, não temer aventura, futuro, conquistas, calmarias ou tempestades.
Ser Vasco  é renegar o temor e ser popular sem populismo, ser valente sem arrogância e ser decidido sem soberba. É ter a vocação da vitória e a disposição necessária à qualidade e ao mérito por saber que virtudes necessitam de energia e energia, de vontade.
Ser Vasco  é, pois, ser virtude, vontade, valor e vanguarda: tudo com o v de vida, o mesmo de Vasco.
Ser Vasco é conhecer o grito do entusiasmo, esperar a hora de vencer e sentir o cheiro do gol. É incendiar estádios e extasiar multidões. É adivinhar instantes decisivos e saber decidir.
Ser Vasco  é ser mais povo do que elite, mais tradição do que novidade, mais segurança do que aparência, mais clube do que time, mais vibração do que delírio, mais vigor do que agressão.
Ser Vasco é ousar, insistir, renovar-se, trabalhar para construir a vitória não como forma de superioridade, mas de aperfeiçoamento da vida e do esporte. É gol, é gala, é garbo de uniforme original, cruz no peito, sonho n’alma e amor no coração.
Ser Vasco é emoção recompensada porque vitória bem planejada, é lance, é lança, liberdade, impulso e convicção.
Ser Vasco é sentir o gosto da felicidade, da vitória e do grito maiúsculo de gol. É ter sabedoria e prudência, unidas na tática certeira ou na organização eficaz. É viver a emoção de lembrar nomes, lendas, heróis e legendários craques, troféus, títulos, retratos, faixas, taças, copas e vitórias imortais.
Ser Vasco é ter idênticos motivos para cultuar o passado tanto quanto crer no futuro.
Ser Vasco, enfim, é saborear com humildade o orgulho sadio da vitória merecida, do entusiasmo com motivo e da grandeza como destino".
Arthur daTávola