sábado, 16 de junho de 2012

Será que o sonho virará realidade ?
    Hoje eu vim falar sobre algo que nem todos os vascaínos sabem, e isso é comum afinal tem tantas pessoas  por aí que vivem se gabando de tê-lo e nós esquecemos de dizer que também temos.

     Eu venho falar do Mundial de 1957, que conquistamos na França em cima do Real Madrid. Você sabia disso a uns 3 anos atrás? Poucos sabiam. Acreditem, uma vez fui chamada de louca, por dizer que o vasco é bicampeão mundial, só porque a FIFA não reconhece, mas engraçado  é que ninguém reconhece o Hexa mas a mulambada é sem a taça, e nós que temos a taça, os escritos da época e o reconhecimento Francês e Madrileño que somos ? E agora fiquei muito orgulhosa em saber que o presidente Roberto Dinamite se dispôs a pedir a CBF a validar o título, que maravilha de notícia!

- Entenda um um pouco do Torneiro Internacional de Paris:
    O Torneio Internacional de Paris foi criado em 1957, em comemoração aos 25 anos do Racing Club Paris. Na verdade, quem estava de aniversário era o departamento de futebol e não o clube, pois o Racing havia sido criado no ano de 1882. 
  O torneio também teria sido criado na época pelos franceses, com o intuito de organizar um grande campeonato internacional anual que envolvesse equipes do futebol europeu e sul-americano. A competição teve status de Torneio Intercontinental de Clubes de Futebol nas suas três primeiras edições, nos anos de 1957, 1958 e 1959, e houve grande repercussão na imprensa esportiva da Europa naquela ocasião. 
    Há vários documentos e matérias publicadas que foram publicadas em revistas e jornais franceses, que falam sobre a importância do Torneio de Paris de 1957, devido ao alto nível técnico das equipes, que contou inclusive com a participação do Real Madrid, que era considerada a melhor equipe de futebol do mundo, e que veio a alcançar o Tricampeonato Europeu naquele mesmo ano. 
    Para muitos jornalistas, aquela equipe do Real Madrid que disputou o Torneio de Paris no ano de 1957, é considerada até hoje a melhor equipe do Real Madrid de todos os tempos. 
   O torneio de Paris foi disputado até 1993, não sendo realizado entre os anos de 1967-1972, em 1974 e em 1990.   Era disputado por 4 equipes, durante dois dias, sendo todas as partidas realizadas no Estádio Parc des Princes. Ocorria no final da temporada francesa entre 1957 e 1976, e no início da temporada francesa de 1977 a 1993. De 1957 a 1966, o Racing Club de France foi o organizador do torneio; o Paris Football Club organizou a competição do ano de 1973 e o Paris Saint-Germain entre 1975-93.
    A primeira edição do torneio, em 1957, contou com a equipe anfitriã (Racing CF), além do alemão Rot-Weiß Essen (campeão alemão de 55), do espanhol Real Madrid (tricampeão europeu, na época) e do brasileiro Vasco da Gama(campeão carioca de 56 considerado naquele momento a melhor equipe da América do Sul). 
      Na final, que contou com um público aproximado de 40 mil espectadores, e com a presença do xá e da imperatriz do Irã no Parc des Princes, o Vasco terminou o primeiro tempo vencendo por 2 a 1, de virada, com gols de Valter e Vavá. Aos 8 minutos da etapa complementar, Mateos empatou para o Real Madrid, após passe do francês Raymond Kopa. O Vasco voltou a marcar aos 21 minutos, com Livinho, e aos 39, novamente com Valter. O Real Madrid descontou com Kopa, aos 44 do segundo tempo, e o Vasco foi campeão fazendo 4 a 3 na lendária equipe do argentino Alfredo Di Stéfano.

    Agora temos que torcer para que a FIFA reconheça o que conquistamos e possamos cada vez orgulharmos mais do que o nosso Club fez por nós ! 
Maay Aveiro

Um comentário: