sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Vai abandonar a Caravela, cadê a Honra?
Após criticar as tentativas de anulação da partida do Vasco pela última rodada do Brasileirão 2013 e afirmar que seria mais honroso jogar a série b, Juninho Pernambucano abandona a Caravela.

Logo após a queda do Vasco para a série b pela segunda vez em cinco anos, ocorreram muitas guerras no STJD entre Fluminense e a Lusa, entretanto o Vasco não foi nem recebido, seu pedido foi negado de cara devido o confronto que houve na Arena Joinville ultrapassando o prazo que a CBF estipula para que o árbitro da partida tenha uma postura coerente, o que não houve e o presidente Roberto Dinamite conscientemente nos levou ao abismo não retirando o time de campo.
Mas o foco é outro! Quem se lembra da declaração do Juninho Pernambucano? “Futebol é dentro de campo! .... Lamentavelmente, eu fazia parte desse grupo e tenho culpa. Mas é mais honroso jogar a série b, ficar entre os primeiros e voltar à elite!” – Declaração do dia 15/01/2014.
Juninho chegou a fazer a pré-temporada, e sempre afirmando que não estava pronto para jogar o carioca, se recuperando da lesão do dia 10/11/2013, quando se machuco no início da partida, no dia 15/01/2014 ainda afirmou:
- Tudo muda muito rápido. Meus últimos contratos foram assim, de seis meses, e depois faço um balanço para ver se continuaria. Mas é difícil prometer isso, não sei nem se vou jogar bem o Carioca. Se pudesse, queria jogar a vida inteira, mas não quero entrar para não ter condição de render. Você tem que estar preparado para jogar. Se não tiver condição de correr, lutar, você vai acabar prejudicando a equipe. Mas a tendência maior é que, mesmo conseguindo voltar bem, eu me aposente no fim do Carioca – afirmou - Tem a situação de não querer parar. Você fica na dúvida, pensa que ainda dá para jogar, faz testes e mostra que tem condições. Mas no dia a dia é mais difícil. Aceitei os argumentos da diretoria de não querer me aposentar como uma lesão. Agora estou tentando recuperar a forma física. Hoje o Vasco já tem um time definido para o início do Carioca e não tenho a obrigação de estar logo à disposição. O Adilson também aceito a programação especial que estou fazendo. Não preciso nem falar do meu carinho pelo Vasco. Se não fosse assim, eu já poderia ter trocado de clube há tempos. Sei também que se não der para jogar, seja semana que vem ou daqui a um mês, vou falar para vocês (jornalistas): "Não dá". Ai eu paro e sigo minha vida. Hoje ainda estou atrás do grupo. Perdi força nesse período parado. Quando se chega na minha idade é mais complicado recuperar. O fim do Campeonato Brasileiro já foi difícil. A tendência maior é que, mesmo conseguindo voltar bem, eu me aposente no fim do Carioca.

                                   Foto: Jogo ao Vivo - Premiere Futebol Clube

No Jogo pelo carioca contra o Audax na última rodada um torcedor levou um cartaz que chamou a atenção e desencadeou as declarações de Roberto Dinamite após o jogo e de Juninho que se pronunciará na segunda feira. Na quarta-feira, dia da partida, Juninho nem foi a São Januário ele foi a praia da Barra surfar e praticar stand up paddle.

                                          Foto: Wallace Barbosa/AgNews

Ontem, Juninho completou 39 anos e o Vasco publicou uma bela homenagem, que foi respondida da seguinte forma:
"Depois de receber tantas homenagens e mensagens, podem ter a certeza de que não acho que mereça tanto. No fundo somos todos iguais, apenas a cada instante da vida temos que tomar decisões que nos levam aos caminhos que teremos que percorrer. E neste caminho, vamos deixando marcas, errando, aprendendo e colhendo os resultados de nossas escolhas. Enquanto recebo palavras de valores imensuráveis, coisas acontecem e eu simplesmente jogando futebol. Tudo isto é muito louco e por isso sei que não tenho nada de especial. Mas é claro, como não gostar de ser amado? Como não agradecer e sentir vontade de abraçar fortemente todos vocês que pensaram que merecia isso, mesmo que apenas no pensamento? Finalmente aprendi que só ganhar não é legal, pois a derrota algumas vezes te fala umas verdades. E uma verdade é que não jogarei mais profissionalmente, mas graças a Deus foi muito bom enquanto durou, ainda mais tendo a chance de sentir essa energia enquanto eu tentava me superar. Sou tão grato ao futebol e as pessoas que me ajudaram, que essas homenagens são transferidas automaticamente a elas, pois a gratidão está se distanciando dos homens, mas não de mim. Obrigado a todos que participaram da primeira parte da minha vida profissional, sendo próximos ou não. Tenham todos vocês a certeza do meu sincero e eterno respeito"
Hoje ele e sua bela história é capa em vários jornais e você devem estar pensando mas aonde ela quer chegar? O cara é ídolo! Realmente Juninho é ídolo e seus feitos levaram o Vasco a ser maior internacionalmente e trouxe títulos, conquistou respeito, mas humildemente, não é coerente o seu posicionamento!
Quem se lembra do Vasco de 2008? Com Edmundo e Pedrinho arrasados, em fim de carreira querendo jogar a série b, situações totalmente diferente aonde o foco é o mesmo, a possibilidade de um ídolo jogar a série b pelo clube, a força de vontade era o que prevaleceria.


Fotos: Jogo ao Vivo - Rede Globo de Televisão

Edmundo e Pedrinho até que tentaram, mas o presidente Roberto Dinamite naquela situação dispensou ambos os jogadores que frustrados encerraram suas carreiras com aquele vexame, Edmundo até que ganhou um jogo de despedida em 2012 e Pedrinho em 2013, mas nada se compararia a oportunidade que Juninho Pernambucano recebeu. Se seria mais honroso jogar a série b, porque não continuar treinando e se esforçando, não me venha com a desculpa da idade e lesões que os ídolos de 2008 também tinham, mas a determinação era muito maior. Que me desculpem os fãs do Reizinho, mas desistir não é atitude de um Rei.

Maay Aveiro

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Curtinhas:
Ø  Apesar da goleada, o torcedor vascaíno também teve o que lamentar. O presidente Roberto Dinamite confirmou, após a partida, que Juninho Pernambucano vai mesmo se aposentar. O ídolo vai dar uma entrevista coletiva na segunda-feira para falar sobre o assunto.
Ø  Bernardo, destaque do jogo, mostrou mais uma vez seu lado explosivo ao comemorar o segundo gol. Correu em direção à arquibancada e xingou e pediu silêncio para alguns torcedores vascaínos. Depois, comentou: - Nada demais. Torcedor tem direito de fazer o que ele achar melhor. Só desabafei junto com o treinador, e o mais importante foi a vitória.
Ø  Os vascaínos que quiserem aparecer no telão do Maracanã antes do clássico contra o Botafogo, neste domingo, devem produzir um vídeo de apoio aos jogadores e enviar para o departamento de marketing do clube. A promoção vale para todos, não somente sócios. O elenco apontará os três melhores para passar no estádio. Além disso, os autores ganharão uma camisa oficial. A ideia é integrar a torcida com os novos atletas e garantir mais motivação para vencer a primeira partida de destaque no Carioca. Os torcedores interessados devem mandar o link do vídeo para o seguinte endereço de email: promocoes@ovascoemeu.com.br até esta quinta-feira.
Ø  O Comercial-ES estreia na Copa do Brasil de futebol feminino 2014 neste sábado, às 16h45, quando recebe o Vasco da Gama, no Estádio Emílio Nemer, em Castelo. Uma das apostas do time capixaba para conquistar a vaga inédita na segunda fase da competição nacional é a atacante Nathane Fabem, que curiosamente é torcedora do cruzmaltino.
Segundo a artilheira da última Copa Espírito Santo feminina, com 18 gols, a paixão pelo clube da Colina foi herdada de sua mãe. Mesmo diante do time do coração, Nathane garante estar tranquila e espera fazer uma boa partida no jogo de ida.
Ø  O meia Montoya pediu para sair do jogo contra o Audax, nesta quarta-feira, ainda no primeiro tempo por causa de um desconforto muscular na região do glúteo direito. O médico do clube, Fernando Matar acredita que é cedo para uma estimativa e vai examinar o colombiano na tarde desta quinta-feira.

Maay Aveiro
Crônica:

O time demorou um pouco a se encaixar em campo, e o Audax levou perigo a Martín Silva. Aos poucos, porém, mais uma vez na base da velocidade, o Vasco mostrou intensidade e encurralou o adversário. Num primeiro momento, Fellipe Bastos, Montoya e Barbio ansiosos erraram alguns passes. Mas, a partir do cruzamento de Marlon que Leandro Camilo desviou contra seu próprio gol a vida em campo começou a ser trabalhada.
Em seguida, Marlon novamente teve participação direta no placar com um passe perfeito para Edmílson ampliar: 2 a 0. Sem muita organização, o Audax batalhava com valentia, mas parava sempre no goleiro vascaíno, que foi muito importante, com duas defesas dificílimas - uma delas cara a cara com o lateral (ex-Vasco) Jorginho Paulista.
Montoya preocupou a torcida ao reclamar de uma lesão no glúteo. Foi substituído por Bernardo, que, de cabeça, marcou o terceiro gol, nos acréscimos. Barbio, que teve boa atuação no duelo, achou Edmílson na direita, e o atacante cruzou na medida para o meia.
Na volta do intervalo, o Audax não se deu por vencido e adiantou a marcação para tentar pressionar. O domínio, entretanto, se traduziu em poucas chances claras, enquanto o Vasco respondia nos contra-ataques e, para evitar o desgaste, tocava a bola quando possível. Adilson utilizou suas peças com a entrada de Pedro Ken que entrou no lugar de Aranda – troca polêmica, Adilson foi chamado de burro - e Rafael Vaz no Lugar do Luan, ambas substituições para evitar o segundo amarelo. Fellipe Bastos avançou pela direita, dentro da área, e achou Bernardo, que, livre, tocou rasteirinho. Que comemorou xingando os torcedores e só foi calado quando o técnico Adilson Batista chamou atenção.
Com o resultado definido, restou ao Vasco segurar o placar. Até o fim do jogo, o único detalhe relevante foi a expulsão do lateral Arthur, do Audax, após discussão com André Rocha na área.
Agora, o time chega com moral para encarar o Botafogo, neste domingo, às 19h30m, no Maracanã, por ter balançado a rede dez vezes nos últimos dois compromissos e ser vice-líder na competição.

Maay Aveiro

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Venceu, mas ainda não convenceu!
Vasco chega a sua segunda vitória em quatro jogos, mesmo com duas goleadas e 10 gols ainda erra muitos passes e não convence que o time esteja com a liga que necessita para ganhar o campeonato.
O Vasco entra em campo com a mesma formação da última rodada, teoricamente o time tem adquirido uma união e um entrosamento que se pode abalar o adversário mas é o Audax tem sua primeira oportunidade em cobrança de falta. O goleiro Martín Silva afasta o perigo com tranquilidade. O Vasco tem sua primeira chegada. Edmilson recebe na área, passa para Montoya, que chuta muito alto, sem perigo. William Barbio e Guiñazu pressionam a saída de bola do Audax. O Vasco tenta apertar a marcação.
Guiñazu deu passe perfeito para Montoya que arrancou mais a bola correu demais e o goleiro pegou. Após bela troca de passes Guiñazu dá passe para Bastos que chuta a finalização foi pela linha de fundo.
Pênalti? Após passe de Montoya para Edmilson se enrola e chuta o gramado, cai e reclama mas o árbitro não marca corretamente! Torcida reclama!
Felipe Bastos vem tentando se redimir com a torcida após perder o passe ele mesmo correu atrás e recuperou dando passe para Marlon iniciar um ataque.
O Vasco aperta, mas o Audax consegue furar os bloqueios Jorginho Paulista chega a pequena área e Martín Silva cresce e abafa fechando o angulo. O goleiro vem mostrando serviço e convencendo que merece a titularidade.
O Vasco vem tocando a bola no meio de campo, mas com as investidas do Audax eles tem se destacados. Marlon e Montoya fazem boa jogada pela esquerda. O colombiano cruza bem para William Barbio, que pega mal na bola e desperdiça a jogada. Falta em Barbio, Bastos chega no entrada da grande área e levanta a bola na área para ninguém, a bola sobra para o Audax que perde a bola.
Guiñazu passa a bola para Marlon que pela primeira vez cruza perfeitamente na cabeça do zagueiro Leandro Camilo que contra coloca a bola para o fundo da rede. Gooooooooooooooooool ! Audax 0 x 1 Vasco
Marlon ver Edmilson livre de marcação na pequena área e o atacante só coloca a bola de canhota para o fundo da rede. Gooooooooooooooooooool ! Audax 0 x 2 Vasco
Ovacionaaado pela torcida, Edmilson comemora com a equipe que grita Ah, É Edmilson !
Montoya sente o glúteo e Bernardo o substitui. No Ataque vascaíno, Barbio arranca pela direita dando passe para Edmilson mas a bola corre demais e o Audax pega e continuou pressionando e conseguiu chegar com falta do Aranda que levou amarelo, Lucas Carioca bate e Martín Silva espalmou numa linda ponte no contra-ataque Guiñazu arrancou e deu o passe para Bernardo que sofreu falta de Arthur que levou amarelo.
O Audax não se abateu, continuou atacando. O Vasco abusou dos erros de passe. Em arrancada do Barbio faltando 1 minuto ele cruza para Edmilson que para e cruza para a cabeçada do Bernardo ... Gooooooooooooooooool ! Audax 0 x 3 Vasco
 No retorno, Marlon cobra lateral para Edmilson, que gira e chuta para o gol. O zagueiro Aderaldo corta e evita o perigo. William chuta com perigo, de primeira, mas a bola sai um pouco do gol de Martín Silva. André Rocha faz falta e Lucas Carioca cruza, mas ninguém alcança. Tiro de Meta!
Lucas Carioca perde para Guiñazu que dá passe para Bernardo que arrumou para Bastos bater, mas a bola passou por cima da trave. Adilson Batista resolveu tirar Aranda tentando evitar o segundo amarelo e é chamado de burro pela torcida, Pedro Ken entra na posição.
Falta em Guiñazu, Bastos bate mas pega mal na bola, que sai rasteiro em tiro de meta. O Vasco diminui bastante o ritmo no segundo tempo. Com a vantagem no placar, o time tira o pé do acelerador. Falta de Pedro Ken em Wellington, Jorginho Paulista bateu mas o ataque estava impedido. Numa roubada de bola do Pedro Ken dá a bola para Bernardo que dá passe para Barbio que bate, mas a bola desvia em escanteio.
Troca de passes de Barbio e basto pela direita resultou em um passe pra Bernardo que livre apenas colocou para o fundo da rende.. Gooooooooooooooooooool Audax 0 x 4 Vasco
Cartão amarelo para Luan e para Washigton após falta vascaína houve troca de farpas entre os jogadores, na batida da falta a bola desviou em escanteio e no escanteio o Vasco pressionou tendo que ser trabalhada pelo goleiro Yamada , ao retornar para a área vascaína Marlon conseguiu recuperar dando passe para Barbio que ao bater a bola resvalou no marcador e saiu em escanteio.
Amarelo para André Rocha e Arthur por discussão na batida de escanteio vascaíno, por ter o segundo amarelo Arthur foi expulso. Adilson faz a terceira substituição tirando Luan que já tem amarelo e colocando Rafael Vaz que entrou muito bem na última rodada. O Vasco toca a bola e espera o tempo passar. A torcida vascaína faz a festa em Volta Redonda.
Em escanteio para o Audax, Martín Silva coloca em escanteio com um tapinha providencial. Bastos mesmo pressionado por dois consegue tocar a bola para Barbio analisa as possibilidade e manda para Pedro Ken que acaba mandando por cima do gol. E o jogo finaliza com a torcida vibrando e cantando .... Agora só esperar o Botafogo!

Maay Aveiro
Curtinhas:

Ø  O espaço deixado pela Nissan, que rescindiu unilateralmente o vínculo de três anos sob a alegação de prejuízo à imagem após a briga generalizada na arquibancada da Arena Joinville, pode ser ocupado por outra montadora oriental. O clube iniciou negociações com uma rival e tem esperanças de fechar. Mas não descarta levar adiante o interesse manifestado por um curso de idiomas em patrocinar o Vasco. Os nomes das empresas têm sido mantidos em sigilo por enquanto. 
Ø  A possibilidade do retorno do volante Jumar surgiu ainda durante a pré-temporada da equipe e continua de pé em São Januário. O clube enviou na semana passada uma proposta de empréstimo ao Guangzhou R&F, da China, pelo jogador de 28 anos e aguarda a resposta. Segundo pessoas ligadas à diretoria vascaína, a negociação "está caminhando e, se acontecer, será em condições muito favoráveis ao Vasco". Procurados pela reportagem, tanto o empresário Octávio Rigoni quanto o diretor executivo de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano, não quiseram comentar o assunto. Se a negociação for de fato finalizada, o empréstimo inicial será de seis meses com possibilidade de renovação caso o jogador se saia bem em São Januário. O Vasco, aliás, não precisará arcar nem mesmo com os salários de Jumar em um primeiro momento. 
Ø  Quanto a outra possibilidade cogitada no clube recentemente, o meia peruano Ramírez permanece treinando no Corinthians sem ter sua situação definida. Vasco, Sport e um time do exterior sondaram, mas esbarram no salário. Cachito, que atua pela Seleção, não fez uma boa temporada na Ponte Preta, da qual foi dispensado ainda em outubro. O CruzMaltino quer, além de um apoiador, um atacante para fechar o elenco no primeiro semestre.
Ø  Carlos Alberto é o novo jogador do Goiás. Principal contratação para a temporada 2014 até agora, o meia foi anunciado na manhã desta terça-feira pelo site oficial do clube após ser aprovado numa série de exames médicos na Serrinha. O jogador de 29 anos será apresentado em breve pelo presidente executivo, Dr. Sérgio Rassi, e o superintendente de futebol, Marcelo Segurado, no CT do clube, no Parque Anhanguera. 
Ø  A dois dias de completar 39 anos, o meia Juninho Pernambucano segue sem data para estrear e ficará longe da bola pelo menos até a hoje, já após dois dias de trabalho apenas na academia. O Reizinho, vez por outra, reclama de dores musculares pelo esforço, mesmo submetido a um programa especial da comissão técnica. Por isso, Adilson Batista ainda não conta com o camisa 8 em campo e pede paciência quanto a seu aproveitamento. O chefe do departamento médico do Vasco, Clóvis Munhoz, havia indicado que a tendência era Juninho estar pronto em meados de fevereiro, na sétima (dia 9) ou oitava rodada (dia 16) do Campeonato Carioca. O que bate com a previsão de três meses anunciada depois do exame de ressonância feito em novembro. Hoje, o meia deixou São Januário por volta das 10h30m.

Maay Aveiro

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

À espera de um milagre ...
Torcedores vascaínos esperam a saída da tabela do Brasileiro 2014 para entrarem com um processo em conjunto tentando recolocar o Vasco na elite.

Está em fase final a produção do processo que pode “ajudar” o Vasco a permanecer na elite do futebol brasileiro. O advogado Luis Roberto Leven Siano definiu que utilizará, primeiramente, as histórias de 25 pessoas que estiveram na Arena Joinville, no dia 8 de dezembro, data em que o uma briga generalizada na arquibancada interrompeu o jogo contra o Atlético-PR por 73 minutos e marcou o rebaixamento do clube carioca após a posterior goleada por 5 a 1.
A ação, porém, só deve ser protocolada na Justiça após a divulgação da tabela do Brasileirão da Série A, com data limite para 19 de fevereiro. Assim, em caso de deferimento, a pressão pelo curto tempo pode dificultar a CBF.
A diretoria do Vasco acompanha com interesse o andamento da situação, mas prefere não se envolver e indicou a Leven Siano, que se ofereceu para representar o clube, que não irá à Justiça Comum. O advogado teria pedido R$ 60 mil pelos gastos com os torcedores, mas o Vasco rejeitou o apoio direto. Segundo ele, a complexidade do cenário e o número de interessados são os motivo da falta de pressa e da escolha minuciosa do caminho criminal a seguir.
Leven Siano afirmou que tem um cadastro com três mil pessoas e teve que selecionar para evitar desvirtuar a argumentação. Ele optou por famílias com crianças que foram derrubadas no chão em meio à confusão, deficientes e outros tantos que viajaram de longe e foram lesados pela falta de itens de segurança no estádio, especialmente o próprio policiamento. 

Maay Aveiro
Motivos de Orgulho

Há 22 anos surgia um dos maiores ídolos cruzmaltinos

Edmundo Alves de Souza Neto, comemorou na segunda o seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina. No dia 27/01/1992, ele marcou o terceiro gol do Vasco sobre o Sergipe na goleada de 5 a 0 em Aracaju.
Na ocasião, o Vasco foi escalado pelo técnico Nelsinho Rosa da seguinte forma: Régis, Luís Carlos Winck (Dedé), Jorge Luís, Alexandre Torres (Tinho), Eduardo, Luisinho, Flávio, Edmundo, Bismarck (Júnior), Bebeto (Roberto Dinamite) e William. Os outros gols foram marcados por Bebeto (2), Luisinho e Júnior.
Obrigada Edmundo por sua ter feito a sua história no Vasco sempre demonstrando muito orgulho a nossa camisa. Obrigado pelos títulos e por ajudar a tornar o Vasco da Gama um dos clubes mais admirados e respeitados em todo mundo!
Maay Aveiro

Arte: Maay Aveiro



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CRÔNICA
Uma goleada é para lavar a alma de qualquer torcedor mas para o torcedor vascaíno é muito mais que apenas gols, significa que podemos acreditar que vamos melhorar, o Vasco mostrou melhora considerável nessa partida.
Com Montoya desencantando, o meia conseguiu fazer todas as ligações que antes Pedro Ken não realizava, trazendo dinamismo ao jogo e eficiência nos passes, fazendo com que a equipe pudesse mostrar um nível de qualidade muito melhor do que se via. Além disso, conseguiu um pênalti, marcou seu primeiro gol pela equipe e deixou duas bolas na trave.
Mas não ficou só nisso Rafael Vaz se destacou com um belo voleio que rendeu várias comparações após o jogo em várias mesas redondas, nada que diminua os méritos de Edmilson, autor de dois gols, que deram tranquilidade à equipe. Barbio com tranquilidade marcou na saída do goleiro Afonso. Os estreantes Martín Silva, fez defesas para deixar os vascaínos contentes e Aranda eficiente na marcação fez boa movimentação agilizando as jogadas.
Nem tudo são flores Fellipe Bastos que no começo do jogo quase cobrou uma falta na gaveta para abrir o placar acabou sendo vaiado pela torcida após apresentar um certo nível de nervosismo.
O Vasco precisava e a torcida do Vasco também de uma vitória, com isso o time deu um pulo na tabela da Taça Guanabara e já ocupa o terceiro lugar, com 5 pontos ganhos.

Destaques:
·         Martin Silva: Surpreende com belas defesas e tranquilidade
·         Montoya: Belos passes, primeiro gol, 2 bolas na trave
·         Aranda: Marcação e participação
·         Guiñazu: Marcação e belos passes
·        André Rocha: Passe perfeito para Edmilson abrir o placar. Precisão é a palavra de ordem.
·        Edmilson: Após marcar o segundo gol é enaltecido pelos tocedores que gritaram Ahhhhh é Edmilson! No ritmo de Ahhhhh é Edmundo! [/quemdera!
·         Barbio: Participou de todos os lances de gol
·         Rafael Vaz: GOLAAAAAAAÇO ... DE VOLEIO NO ÂNGULO!

Maay Aveiro


Fotos: Marcelo Sadio/vasco.com.br

domingo, 26 de janeiro de 2014

Desencantou!
Na noite de estreia do novo camisa 1 do clube o Vasco desencanta e mostra que mesmo com poucos investimentos é possível ter muita qualidade em campo. Foi bom ver um time bem entrosado e honrando a camisa vascaína.

O Vasco inicia a partida atacando e com 37 segundos consegue o primeiro escanteio Fellipe Bastos bate para a área, Edmílson cabeceia fraco e o goleiro pega Jorge Luiz aproveita contra-ataque rápido e arrisca de longe, mas erra o alvo Barbio arranca pela direita, corta para dentro, mas adianta demais a bola antes de tocar ou concluir a jogada, falta perigosa para o Vasco. Guiñazu é derrubado por Lucas e a falta é marcada, Bastos bate mas a bola bate em Lucas na barreira e sede escanteio Martín Silva é aplaudido até em bola recuada. Luan prende a bola no campo de defesa e atrasa o ataque.
Em bela troca de passes desde o meio do campo Barbio cruzou mas Afonso desajeitado espalmou para o meio tirando as possibilidades do Edmilson, no contra-ataque escanteio para o Friburguense mas nada efetivo, cedendo lateral.
 Cadão bate o escanteio fechado e Martín Silva sai perfeitamente do gol e bola para o meio de campo, o Vasco até consegue recuperar mas logo cede para o Friburguense com Ziquinha, mas a bola sai em tiro de Meta.
Friburguense aperta a marcação e o Vasco tem dificuldades para sair jogando e com isso sofre muitas faltas e passes errados demonstrando certo nervosismo, mesmo chegando a pequena área não é eficiente para converter boas jogadas em gol, pelo contrário acabam perdendo a bola e cedendo o contra-ataque.
Flavinho passa por André Rocha, cruza rasteiro e Rodrigo afasta, falta na intermediária. Marcelo vai bater direto mas a bola bate na barreira e o Vasco fez falta novamente, essa batida foi mais eficiente, Sérgio Gomes se antecipa, desvia de cabeça e a bola passa ao lado da meta de Martín Silva só olhou.
 E o Vasco chega ao tempo técnico como nas rodadas anteriores sofrendo com erros bobos e sendo pressionado a todo instante.
André Rocha toca para Edmílson no meio da área, e o atacante cai na disputa de bola antes de chutar e árbitro não dá pênalti. Montoya arranca para dentro da área, dribla dois e é derrubado antes de chutar! GOOOOOOOOOOLLLL DO VASCO!!!!! Edmílson perde o pênalti, mas Montoya toca no rebote no cantinho do goleiro Afonso!
Após falta batida para a área, o ataque do Frizão se estica, mas não consegue concluir bem de cabeça, mas a defesa do Vasco fez a linha de impedimento. William Barbio faz falta dura após carrinho no campo de ataque.
Lançamento na área procura Romulo, mas atacante não consegue dominar. Montoya sofre falta perto do círculo central, Barbio e André Rocha não consegue a tabela no bico da área, e a zaga afasta. Marcelo bate falta muito longa para a área, e Martín Silva apenas acompanha.
Montoya recebe bola alta, disputa com o zagueiro e ganha escanteio. Bastos cobra escanteio fechado, mas o ataque não conclui, em cruzamento do Barbio, Montoya recebe mas não estava com a perna boa para bater. Cartão amarelo para Eduardo Aranda.
Cartão amarelo para Flavinho por parar um contra-ataque do Vasco, Romulo tenta lançar Jorge Luiz nas costas de André Rocha, mas Martín Silva sai e fica com a bola.
Montoya cruza para a área, mas Cadão chega primeiro que Edmílson em Cruzamento perfeito de André Rocha, a bola vai em direção do Edmilson que busca as costas do zagueiro e de cabeça coloca para o fundo da rede. GOOOOOOOOOOOOOOL ! Vasco 1 x 0 Friburguense
Edmílson é lançado após cobrança de lateral, mas perde na corrida para Cadão. André Rocha dá passe em profundidade para Bastos, mas a bola é longa demais. Marlon cruza, Edmílson, de novo, aproveita falha do goleiro para empurrar para a rede vazia!!  GOOOOOOOOOOOOOOL ! Vasco 2 x 0 Friburguense
O Friburguense reclama de falta de Barbio em Afonso. Houve uma trombada, mas a falha do goleiro foi clara. Bate e rebate entre as duas intermediárias Vacilou... GOOOOOOOOOOOOOOL ! Vasco 3 x 0 Friburguense
Romulo leva a melhor sobre Rodrigo, tenta encobrir Martín Silva com displicência e para no goleiro uruguaio!
 William Barbio rouba a bola do zagueiro Bruno Leal e, livre, toca na saída do goleiro Afonso! Saí Rodrigo entra Rafael Vaz.
Marlon!!! GOOOOOOOOOOOOOOL ! Vasco 4 x 0 Friburguense
Montoya faz grande jogada, clareia e chuta na trave! A bola sobra para o lateral-esquerdo ampliar! GOOOOOOOOOOOOOOL ! Vasco 5 x 0 Friburguense
Edmílson recebe, prepara o chute, mas é travado na hora H. Parada técnica. No retorno Sai: André Rocha Entra: Abuda Sai: Ziquinha Entra: Damião
Martín Silva faz boa defesa em cobrança de falta! Marcelo faz boa jogada pela esquerda, cruza rasteiro e Guiñazu afasta! A bola já tinha passado por Martín Silva!
Falta frontal em William cometida pelo Lucas. Bastos se posiciona bate direto, mas só consegue tiro de meta e é vaiado. Sai: Aranda Entra: Bernardo. Bernardo bate de longe, e o goleiro espalma para escanteio!!
Em bate rebate na pequena área Rafael Vaz acerta um voleio incrível após rebatida no escanteio! A bola ainda bate no travessão!! GOOOOOOOOOOOOOLLLLAAAAAÇOOO DO VAAAAASCO!!!! Vasco 6 x 0 Friburguense.
O Friburguense tenta pressionar, cruza bolas para a área, mas a zaga do Vasco afasta. Abuda e Montoya tentam jogada de ataque, mas não levam vantagem. Abedi divide com Luan e pede pênalti. O árbitro ignora e dá tiro de meta. Bastos lança Marlon na área, mas o lateral está impedido. O Frizão toca a bola sem objetividade e quer evitar levar mais gols. Barbio exagera no individualismo, tenta mais um drible e perde a bola. Fim de jogo!!! 6 a 0 para o Vasco!!

Maay Aveiro

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Vai Começar ...
E as eleições movimentam São Januário e as redes sociais

Eurico Miranda apresenta uma nova versão de sua personalidade ao lançar sua candidatura para as eleições no Vasco. Ao invés do conhecido charuto e aquela cara com ar superior, o presidente do Conselho de Beneméritos está de sorrisos abertos e fala mansa em fotos e vídeos das campanhas.
                                                                    Foto: Facebook
Com a sua campanha no facebook vem a pergunta: “Como assim eles não querem voltar ao passado?” Ele demonstra um lado desconhecido pelos torcedores e todos que conhecem o jeito tradicional de ser, o que rendeu comentários nas redes sociais e na política do clube.
                                                                   Foto: Divulgação
Segundo pesquisas Eurico Miranda é o favorito à presidência, ele que está utilizando a internet para falar com sócios e divulgar propostas. Mas por trás disso tudo há um marketing político por uma empresa especializada que atende alguns partidos políticos, o governo federal e até o candidato a Governador do Rio Anthony Garotinho.
A agência utiliza mensagem que os vascaínos escrevem nas redes sociais para expor na campanha forçando um elo em abas as partes, unindo os feitos do presidente, títulos, ganhos patrimoniais e brigas pelo Vasco, sem esconder suas polêmicas. Para Mario Marques, jornalista e um dos diretosres da empresa de marketing político, não há um novo Eurico e sim uma pessoa mudada, mas calma e menos explosiva sem perder as características de brigador.
                                           Foto: Facebook
Durante toda a campanha para voltar ao Vasco, Eurico vai conversar com eleitores, seja através de resposta aos comentários em sua página no Facebook, pelo Twitter e por um portal que será lançado no site, os torcedores vão poder colocar vídeos lembrando momentos do Vasco no tempo de Eurico Miranda. Também estão previstas reuniões pessoais de Eurico com associados e uma conferência em vídeo em que o ex-presidente vai responder a perguntas ao vivo. Para a foto de divulgação da sua campanha, a imagem de um Eurico sorridente como poucas vezes aparece, serve para mostrar o novo lado do candidato antes visto mais sério e irredutível.
Na sexta-feira, dia 24, das 20h às 22h, Eurico promete fazer a primeira de uma série de Twititcams. O objetivo é responder as perguntas da torcida do Vasco e explicar como pretende resgatar o clube.
"O Vascão não suporta, não resiste a mais uma aventura, como a que foi a gestão de Dinamite", diz Eurico, que se candidatou a presidente do Vasco para as eleições que acontecem no fim de julho. "Precisamos recuperar nossa posição, nosso prestígio, precisamos recuperar o clube, que está abandonado, mas acima de tudo recuperar a auto-estima dos vascaínos".
Mais informações sobre sua chapa e alianças políticas ainda não foram divulgadas, mas um site oficial da campanha e outros vídeos devem ser lançados nos próximos dias. A política do clube vive um turbilhão. A pressão sob Roberto Dinamite pode levar à antecipação do pleito, além do processo que corre na Justiça pedindo a anulação da eleição de 2011. Roberto Dinamite já confidenciou aos mais próximos que não será candidato à reeleição no Vasco.

Bombardeio de Críticas

Bastou Eurico Miranda anunciar oficialmente, na última segunda-feira, sua candidatura à presidência do Vasco, citando frases como “resgatar o clube” e “recolocá-lo na sua verdadeira posição”, para que os bastidores da política cruzmaltina se agitassem, com seus adversários eleitorais não poupando-o de duras críticas.
Nelson Rocha, que já confirmou a candidatura, não poupou denúncias ao ex-presidente e pediu, inclusive, o banimento do dirigente:
– Este senhor tem que ser banido do futebol. Ele não tem autoridade moral para administrar nem a vida dele e nem a do Vasco. Antes de tudo, ele tem que explicar as coisas que fez. Devolver o dinheiro que gastou do clube para fazer campanha, o patrocínio da manga da (Habib's) que era ultrajante...

Fernando Horta, pré-candidato mas que ainda não teve sua chapa definida, também criticou Eurico.
– Ele já esteve lá por 20, 30 anos e vai colocar o Vasco no seu devido lugar agora? É um direito dele, mas os vascaínos é que vão dizer.

Pré-candidato, Leonardo Gonçalves suspeitou do vídeo de divulgação de Eurico Miranda:
– Achei estranho que haviam sete edições de corte em menos de um minuto e meio de vídeo. Vamos ver no final quem vai levar.

Presidente do Vasco, Roberto Dinamite não quis polemizar:
– O Vasco é um clube democrático, qualquer um, em condições, pode se candidatar.

O candidato Nelson Rocha, em uma de suas denúncias, citou uma possível manobra de Eurico Miranda nos bastidores:
– Ele tem que explicar também as denúncias feitas sobre o mensalão.

Rocha, no caso, insinua sobre uma suposta ajuda financeira do ex-presidente no quadro de sócios em troca de votos. Eurico, porém, nega que tenha feito isto, embora não veja “irregularidade” na situação:
– Não vejo nenhuma irregularidade nesse negócio de mensalão mas, da minha parte, não pago para nenhum sócio. Se há pessoas que pagam e, por coincidência, são ligadas a mim, isso é outra coisa, mas eu, pessoalmente, não pago absolutamente nada.

Com isso, a disputa no clube está cada vez mais polarizada entre Eurico Miranda e o empresário Jorge Salgado, com o ex-vereador Roberto Monteiro correndo por fora.
De qualquer forma, além de Eurico, o ex-vereador e ex-presidente da Força Jovem, Roberto Monteiro, é pré-candidato. Outra chapa de oposição deve ter Fernando Horta ou Jorge Salgado como candidato. Dinamite ainda não disse se ele ou alguém de seu grupo político virá candidato.

Força Jovem vira alvo da disputa política

         Mesmo suspensa por um ano dos estádios brasileiros pela Justiça comum em função da violência em Joinville (SC), a Força Jovem, principal organizada do Vasco, tem sido alvo de uma disputa política interna no clube.
Vista como peça-chave para as respectivas campanhas eleitorais, ela vem sendo “disputada” por candidatos à presidência e já há uma subdivisão entre seus membros, o que tem deixado o clima quente nos bastidores e nos jogos do Vasco.
No último jogo, supostos simpatizantes de Eurico Miranda quase entraram em confronto com integrantes da atual diretoria da torcida nos arredores de São Januário. De acordo com denúncias, tais torcedores tiveram seus ingressos financiados por membros da chapa de Eurico, mas o ex-presidente nega qualquer envolvimento.
- Nunca dei ingresso para ninguém. Isso é uma inverdade. É evidente que vão atribuir a mim agora qualquer tipo de coisa. É uma questão de raciocínio. Qual a finalidade eu teria em comprar ingresso e distribuir para a FJV? Não tem sentido. Não pago nada a ninguém. Compro ingressos dos meus camarotes e entro com eles - disse Eurico.
O clima nas arquibancadas é de que a atual diretoria da FJV – que tinha passe livre na Colina com a gestão Dinamite e acesso à ingressos – está fragilizada em função de seus principais líderes estarem presos por conta da briga em Joinville. Tal fato tem gerado suspeitas de que uma espécie de “golpe de estado” pode vir a ocorrer, partindo de grupos que apoiam Eurico Miranda ou dos simpatizantes de Roberto Monteiro, ex-presidente da organizada e que também é candidato à presidência do clube.
Além do poder de influência na arquibancada, a Força Jovem possui muitos sócios do Vasco, o que faz com que a organizada se torne um chamariz aos grupos políticos.

Maay Aveiro