sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Vai abandonar a Caravela, cadê a Honra?
Após criticar as tentativas de anulação da partida do Vasco pela última rodada do Brasileirão 2013 e afirmar que seria mais honroso jogar a série b, Juninho Pernambucano abandona a Caravela.

Logo após a queda do Vasco para a série b pela segunda vez em cinco anos, ocorreram muitas guerras no STJD entre Fluminense e a Lusa, entretanto o Vasco não foi nem recebido, seu pedido foi negado de cara devido o confronto que houve na Arena Joinville ultrapassando o prazo que a CBF estipula para que o árbitro da partida tenha uma postura coerente, o que não houve e o presidente Roberto Dinamite conscientemente nos levou ao abismo não retirando o time de campo.
Mas o foco é outro! Quem se lembra da declaração do Juninho Pernambucano? “Futebol é dentro de campo! .... Lamentavelmente, eu fazia parte desse grupo e tenho culpa. Mas é mais honroso jogar a série b, ficar entre os primeiros e voltar à elite!” – Declaração do dia 15/01/2014.
Juninho chegou a fazer a pré-temporada, e sempre afirmando que não estava pronto para jogar o carioca, se recuperando da lesão do dia 10/11/2013, quando se machuco no início da partida, no dia 15/01/2014 ainda afirmou:
- Tudo muda muito rápido. Meus últimos contratos foram assim, de seis meses, e depois faço um balanço para ver se continuaria. Mas é difícil prometer isso, não sei nem se vou jogar bem o Carioca. Se pudesse, queria jogar a vida inteira, mas não quero entrar para não ter condição de render. Você tem que estar preparado para jogar. Se não tiver condição de correr, lutar, você vai acabar prejudicando a equipe. Mas a tendência maior é que, mesmo conseguindo voltar bem, eu me aposente no fim do Carioca – afirmou - Tem a situação de não querer parar. Você fica na dúvida, pensa que ainda dá para jogar, faz testes e mostra que tem condições. Mas no dia a dia é mais difícil. Aceitei os argumentos da diretoria de não querer me aposentar como uma lesão. Agora estou tentando recuperar a forma física. Hoje o Vasco já tem um time definido para o início do Carioca e não tenho a obrigação de estar logo à disposição. O Adilson também aceito a programação especial que estou fazendo. Não preciso nem falar do meu carinho pelo Vasco. Se não fosse assim, eu já poderia ter trocado de clube há tempos. Sei também que se não der para jogar, seja semana que vem ou daqui a um mês, vou falar para vocês (jornalistas): "Não dá". Ai eu paro e sigo minha vida. Hoje ainda estou atrás do grupo. Perdi força nesse período parado. Quando se chega na minha idade é mais complicado recuperar. O fim do Campeonato Brasileiro já foi difícil. A tendência maior é que, mesmo conseguindo voltar bem, eu me aposente no fim do Carioca.

                                   Foto: Jogo ao Vivo - Premiere Futebol Clube

No Jogo pelo carioca contra o Audax na última rodada um torcedor levou um cartaz que chamou a atenção e desencadeou as declarações de Roberto Dinamite após o jogo e de Juninho que se pronunciará na segunda feira. Na quarta-feira, dia da partida, Juninho nem foi a São Januário ele foi a praia da Barra surfar e praticar stand up paddle.

                                          Foto: Wallace Barbosa/AgNews

Ontem, Juninho completou 39 anos e o Vasco publicou uma bela homenagem, que foi respondida da seguinte forma:
"Depois de receber tantas homenagens e mensagens, podem ter a certeza de que não acho que mereça tanto. No fundo somos todos iguais, apenas a cada instante da vida temos que tomar decisões que nos levam aos caminhos que teremos que percorrer. E neste caminho, vamos deixando marcas, errando, aprendendo e colhendo os resultados de nossas escolhas. Enquanto recebo palavras de valores imensuráveis, coisas acontecem e eu simplesmente jogando futebol. Tudo isto é muito louco e por isso sei que não tenho nada de especial. Mas é claro, como não gostar de ser amado? Como não agradecer e sentir vontade de abraçar fortemente todos vocês que pensaram que merecia isso, mesmo que apenas no pensamento? Finalmente aprendi que só ganhar não é legal, pois a derrota algumas vezes te fala umas verdades. E uma verdade é que não jogarei mais profissionalmente, mas graças a Deus foi muito bom enquanto durou, ainda mais tendo a chance de sentir essa energia enquanto eu tentava me superar. Sou tão grato ao futebol e as pessoas que me ajudaram, que essas homenagens são transferidas automaticamente a elas, pois a gratidão está se distanciando dos homens, mas não de mim. Obrigado a todos que participaram da primeira parte da minha vida profissional, sendo próximos ou não. Tenham todos vocês a certeza do meu sincero e eterno respeito"
Hoje ele e sua bela história é capa em vários jornais e você devem estar pensando mas aonde ela quer chegar? O cara é ídolo! Realmente Juninho é ídolo e seus feitos levaram o Vasco a ser maior internacionalmente e trouxe títulos, conquistou respeito, mas humildemente, não é coerente o seu posicionamento!
Quem se lembra do Vasco de 2008? Com Edmundo e Pedrinho arrasados, em fim de carreira querendo jogar a série b, situações totalmente diferente aonde o foco é o mesmo, a possibilidade de um ídolo jogar a série b pelo clube, a força de vontade era o que prevaleceria.


Fotos: Jogo ao Vivo - Rede Globo de Televisão

Edmundo e Pedrinho até que tentaram, mas o presidente Roberto Dinamite naquela situação dispensou ambos os jogadores que frustrados encerraram suas carreiras com aquele vexame, Edmundo até que ganhou um jogo de despedida em 2012 e Pedrinho em 2013, mas nada se compararia a oportunidade que Juninho Pernambucano recebeu. Se seria mais honroso jogar a série b, porque não continuar treinando e se esforçando, não me venha com a desculpa da idade e lesões que os ídolos de 2008 também tinham, mas a determinação era muito maior. Que me desculpem os fãs do Reizinho, mas desistir não é atitude de um Rei.

Maay Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário