quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

     No Brasileirão, em 38 jogos, 19 vitórias, 12 empates e 7 derrotas, chegando aos 69 pontos, melhor campanha do time desde o título de 2000. Pela primeira vez ficamos entre os cinco primeiros da Série A desde a adoção dos pontos corridos, em 2003. 
   Dos 57 gols marcados, destaque para Élton (11) e Diego Souza (10). Porém o realce do elenco ficou por conta dos jogadores de defesa, como Fernando Prass, Fágner, Dedé e Rômulo, que levaram prêmios individuais. No banco, dois comandantes. Primeiro Ricardo Gomes, até o fim do primeiro turno, quando sofreu um AVC e deu lugar ao auxiliar Cristóvão Borges. 
    O desempenho no Brasileirão mostrou a qualidade do elenco. Mesmo com muitos desfalques por lesões e suspensões, o time não perdeu força e em momento algum foi dependente de um ou outro jogador. Houveram carências, claro. A lateral esquerda teve como dono Jumar, volante improvisado. No ataque um rodízio entre Alecsandro e Élton sem que nenhum dos dois fosse certeza de bola na rede. 
    Em meio à briga intensa contra o Corinthians, viagens e mais viagens pela Sul-Americana. Pela ordem eliminamos: Palmeiras, Aurora e Universitario, parando na Universidad de Chile, que viria a ser campeã. Usando time misto nos jogos fora do Rio, fomos obrigados a viradas épicas contra bolivianos e peruanos. 
   Apesar da ausência do título, valeu a experiência para a Libertadores que se aproxima, além de um poder de reação que fez crescer a comunhão entre time e torcida. Foi na partida contra o Universitário que pintou o "Dedé tá maluco"! 
     Uma crítica que ficou foi a de usarmos força máxima nos dois campeonatos, desgastando o time e saindo de mãos abanando. Discordo, visto que no Brasileirão fomos imensamente roubados e os jogos que perdemos pontos na reta final foram naturais, sem nenhum resultado absurdo. E na Sul-Americana perdemos para um time histórico, que podíamos sim ter vencido, mas o cansaço não foi motivo da derrota em Santiago. 
      Que venha 2012! E que seja um ano de ainda mais vitórias para nosso Gigante da Colina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário