sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como fazer história...

Ser campeão requer um número X de pontos e só. Nos pontos corridos, onde a emoção é homeopática, é bem comum você ter um campeão sem uma grande história pra contar. Não me deixa mentir o São Paulo, no melhor estilo Imperatriz Leopoldinense da década de 90, onde ganhava e ninguém lembrava.
Nos pontos corridos basta "errar pouco". E aí que mora a burrice, pois no futebol o importante é  acertar mais, ousar mais, brilhar mais. É isso que garante uma grande história pra contar. E é isso que não sugerem os pontos corridos. Como sempre digo, campeão ganha do vice. E se não ganha, não é um grande campeão.
Fazer história nesse tipo de campeonato é um tanto quanto complicado. Sem "o jogo", "o gol", "o gol do título", a história fica pobre.
Mas eis que surge um candidato a mudar tudo isso em 2011. Não por ser dono de um futebol espetacular, pois não é. Mas por ser candidato a protagonista de um campeonato sem precedentes.
Campeão da Copa do Brasil que joga o Brasileirão levando a sério. Algo raro, incomum, coisa de gente grande.
Time que, com vaga na Libertadores, segue pensando em título e não faz uso do discurso nojento de "pensar no ano que vem", como se a Libertadores anulasse o Brasileirão.
Time de um zagueiro diferente. Time de um volante diferente. Time que ressuscita um craque no meio, que resgata seu passado recente com Felipe e Juninho.
Time em paz com a torcida, se livrando de uma imagem nojenta que carregou por anos e anos através de seu ex-presidente. O Vasco odiado por todo o país vai virando, aos poucos, o Vasco rival de todos.
Do técnico rejeitado que virou celebridade. Do técnico que, em campo, em imagem forte e que marcará história no futebol, sofreu um AVC e quase nos deixou.
Da campanha que atingiu rivais e vascaínos, unidos na corrente pela vida de Ricardo.
Da desconfiança do time "sem comando" às vitórias que o colocaram na liderança.
Do interino que segue a linha do professor, que nem sabe se volta a trabalhar.
De todas as histórias possíveis de um campeão em 2011, nenhuma é tão rica quanto a do Vasco.
Faltam algumas rodadas; a liderança hoje não diz nada. Mas se há uma história para ser contada nesse Brasileirão até aqui, é a do Vasco.
E se essa história será "a história do campeão" ou não, só o tempo dirá.
                                                  Página do Rica (RJSports)

2 comentários:

  1. - O Vasco é o único time que merece ser campeão por tudo que lutou.! .. Vamos pra cima Vascão .. esse título é nosso.! S.V

    ResponderExcluir
  2. Por tudo que viveu nos ultimos 10 anos ! Merecemos essa conquista.. #RUMOAOPENTA!

    ResponderExcluir