terça-feira, 27 de setembro de 2011

Quem diria ... E o Vasco é líder !

   É claro que todos os jogos são importantes, especialmente Botafogo x São Paulo, o confronto do segundo e o terceiro colocado, ambos respectivamente,a dois e um ponto do líder do brasileirão,o Vasco da Gama. Mas é deste que eu quero falar, não só por causa da partida com o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, mas por este momento especialícimo vivido pela torcida cruz-maltina.
   Os resultados dos jogos, de um modo geral,têm sido tão surpreendentes, que não me arriscaria a fazer qualquer previsão sobre vitórias,derrotas ou empates de qualquer time incluindo o Vasco, cuja a carreira de líder tanto pode ir até o fim do campeonato, como nós, os vascaínos, desejamos, como pode terminar - ou mesmo ser provisoriamente interrompida - hoje em, Minas Gerais.
      Um vascaíno como eu, torcedor a quase 70 anos, já deveria estar acostumado com o sobe e desce do Vasco em sua História. Saboreei todos aqueles anos do Expresso da Vitória, sofri na década de 1960 com a distância vergonhosa que separava o nosso time, por exemplo, do Botafogo de Nilton Santos, Garrincha e Didi, até os altos e baixos que entraram pelo século XXI, inaugurando um novo período de humilhante preferência pelos baixos. Digo sempre aos amigos que estranham por que eu escrevo pouco sobre o Vasco pois é muito difícil escrever pisando em ovos, com medo de que o jogo seguinte se encarregue em desmoralizar meu eventual entusiasmo. Qualquer psicanalista de botequim entenderia tanta insegurança da minha parte.
      Mas, desta vez, seria insegurança demais não chamar a atenção para esta fase vascaína. Não garanto que nosso time será campeão, mas asseguro que faz muitos anos que o clube e o time não vivem uma fase tão boa. O vasco hoje é um reduto de paz e fraternidade, com a nossa comissão técnica e nosso jogadores proporcionando uma alegria e um sentimento de orgulho que fazia muitos anos que não sentíamos. É a primeira vez, desde que o Brasileirão passou a ser de pontos corridos, que o Vasco chegou ao primeiro lugar no segundo turno. Não sei por quanto tempo, mas chegou. Fazia muitos anos também que a Seleção Brasileira passava a milhares de quilômetros de distância do time do Vasco; hoje,temos três jogadores convocados.
    Todos os jogos do Brasileirão são difíceis,como ficou demonstrado no empate com o Atlético-GO. Portanto a partida de hoje,em Minas Gerais, é pra ser levada a sério, até porque o Cruzeiro sabe que uma derrota poderá conduzi-lo à zona de rebaixamento. Além disso, a informação enquanto escrevo é a de que o Vasco não contará com a eficientíssima ala direita, formada por Fagner e Éder Luis. E o Cruzeiro, a gente sabe, tem Montillo, que, no primeiro turno, foi responsável pela vitória do seu time em São Januário.
Em resumo continuo pisando em ovos com o Vasco.
Sérgio Cabral



Um comentário:

  1. - Depois de muitos anos esperando por isso .. O nosso Vasco tá chegando lá. Espero que esse título venha pra colina para podermos fazer outra linda festa como a da comemoração da Copa do Brasil.! S.V

    ResponderExcluir