domingo, 4 de setembro de 2011


Você sabia?

Bicho Gordo:
            Foi o Vasco quem criou uma tradição do futebol brasileiro: O bicho como é conhecido hoje, aquele prêmio em dinheiro que os jogadores recebem por ganharem uma partida ou campeonato. Bem no comecinho, os dirigentes do Vasco ofereciam aos jogadores galinhas, porcos, patos como premiação, que foi apelidada de bicho. Hoje é conhecido como mala branca!


A praga da Arubinha:
            Em 1937, O Vasco venceu por 12 x 0 o time do Andaraí, nas Laranjeiras. Revoltado o ponta esquerda, o Arubinha, teria enterrado um sapo no campo, praguejando um jejum de 12 anos sem título pro Vasco. Graças a Deus a mandinga não deu certo e 8 anos depois , em 1945, o Vasco foi campeão invicto de Terra e Mar.


Os três patetas:
            O trio de atacantes do “Expresso da Vitória” era conhecido como  “ Os três patetas”. Lelé, Isaías e Jair jogavam o verdadeiro futebol-arte. Eram chamados assim por causa das jogadas geniais trincas, que fazia os jogadores caírem na risada.


Recorde de Goleada:
A maior goleada do futebol carioca profissional de todos os tempos foi o Vasco 14 x 1 no Canto do Rio, em 1947. Qual era o time do Vasco ? O Expresso da Vitória é claro!



Gigante da Colina:
            Os vascaínos, decididos a fazer o Vasco um clube grande, partiram para a construção do estádio de São Januário, que foi o maior da América Latina durante muito tempo. Compraram um terreno numa colina em São Cristóvão que no , século XIX, tinha sido a chácara da Marquesa de Santos. Por isso o Vasco é chamado de “O Gigante da Colina”!

Papel Picado:
            Em 1944, pela primeira vez na história, uma mulher assumiu a presidência da 1ª Torcida Organizada Vascaína, a TOV. Foi Dulce Rosalina quem introduziu o papel picado, a bateria e os concursos de torcida. E depois dizem que mulher não gosta de futebol.



Cafezinho que dá sono e pó de mico:
            Em 1948, o Vasco estava na reta final para ser o bicampeão carioca quando perdeu a final pro Botafogo. Segundo contam alguns jogadores cruzmaltinos, antes do jogo um servente do Botafogo veio ao vestiário oferecer cafezinho. O café teria sido “batizado” com sonífero porque os jogadores disseram que ficaram sonolentos durante o primeiro tempo. E tem mais. Antes do intervalo, alguém disfarçadamente teria entrado de novo no vestiário e espalhado pó de mico. Durante o segundo tempo, os jogadores não sabiam se dominavam a bola ou se coçavam. Placar: 3 x 1 para o Botafogo.



Gandula:
            Gandula (nome completo: Bernardo Gandulla) foi um jogador argentino que jogou no Vasco em 1939. Ele sempre buscava a bola que saía do campo e entregava ao jogador que iria repor-la em campo (mesmo que esse jogador fosse do time adversário). Quando, mais tarde, essa função de devolver as bolas para o campo passou a ser de garotos contratados, o público começou a chamá-los de “Gandula”, o ex-craque vascaíno! 



Fonte: Meu Pequeno Vascaíno

3 comentários: