terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Dama do Vasco...


     Dona Dulce Rosalina é um exemplo de mulher ao qual me identifico muito, vascaína desde criança adorava ir aos jogos do clube, em 1956 foi convidada para chefiar a Torcida Organizada do Vasco – TOV, na época foi um fato realmente inédito, afinal todas as torcidas eram chefiadas por homens, ela só ficou reciosa com o jeito que os homens receberiam as mulheres nas arquibancadas, mas deixou o coração falar mais alto e enfrentou tudo de cabeça erguida.
      E se impondo foi muito bem recebida e respeitada por todos, inclusive torcedores dos times adversários. Dulce Rosalina foi essencial para o desenvolvimentos das torcidas organizadas, pois além de animar a torcida, trouxe a bateria, papel picado, serpentinas e trazia muitos associados para o clube auxiliando no seu desenvolvimento.
       Em 1960, numa eleição promovida pela Revista do Esporte, ela derrotou Jayme de Carvalho do Flamengo e Eliza do Corinthians ficando com o título de torcedora nº 1 do Brasil. Em 1976 por causas das eleições ela fundou uma nova torcida a Renovascão, porque ela apoiava Medrado Dias que não ganhou a eleição e pra não ficar contra a TOV ela resolveu sair.
      Dulce Rosalina ofereceu muito ao Vasco em troca de “nada”, seu amor pelo Vasco era algo belo, idolátrico, imorredouro a intensa e admirável veneração ao clube a que de todo se entregou. 
       Em uma entrevista ela disse: 
          “Pensei em trabalhar, desempenhando atividades no comércio ou na indústria; todavia, concluí que seria desperdiçar energia. Poderia ficar impossibilitada, por exemplo, de participar intensamente da vida do meu Vasco, como venho fazendo, e não sei se suportaria privar-me da maior alegria de minha vida, que é estar sempre à sua disposição.”
      Só tenho que agradecê-la cada dia mais e mais, pois se não fosse essa sua vontade e determinação hoje em dia as mulheres não seriam respeitadas no estádio, é verdade que ainda se tem muito o que mudar, mas só de podermos ir aos jogos sem ouvirmos brincadeiras de mal gosto já é uma grande vitória que foi conquistada a muitos anos por uma mulher que resolveu se entregar ao seu grande amor.
Obrigada Dona Dulce Rosalina, a torcida cruzmaltina agradece tudo o que fizeste pelo Vasco!
Maay Aveiro





2 comentários:

  1. - Ela foi a verdadeira torcedora.! .. Se doou por inteiro ao Vasco sem se arrepender de nada.! .. Devemos muito a ela, pois mesmo sendo homem, acho machismo coisa de pessoas ignorantes.! .. Mulher no estádio deixa somente o espetáculo mais bonito.! S.V

    ResponderExcluir
  2. Ela é um exemplo para todos os amantes do futebol, mostrou que se doar sem esperar nada em troca é uma virtude que poucas pessoas possuem!
    As mulheres ainda não conquistaram totalmente o seu espaço, mas de pouquinho em pouquinho no país do futebol, vamos conseguir algo melhor, o importante é não deixar de tentar jamais...

    ResponderExcluir